#54 Kickstory entrevista: Pomb
Pomb criou o Air Jordan 1 do projeto Los Primeros, uma série de 04 tênis que celebram as heranças latinas. Da ilustração aos materiais!
Em fevereiro de 2019 tivemos uma grande chance de entrevistar Pomb.
Dessa vez você não vai ler a história do comprador de um tênis, e sim do seu criador.
“Meu nome é Thales mas o pessoal me conhece como Pomb. Trabalho como freelancer de ilustrações, e nas horas vagas, sempre quando dá, eu pinto na rua. Me formei em 2015 em Design Industrial lá em Brasília. Trabalhei em algumas agências de design e no GDF na Casa Civil como designer, mas depois de morar fora por um tempo, eu percebi que eu só queria fazer trabalho autoral. Desde que eu propus isso a mim mesmo, deu certo. Não é fácil, por que viver de freela em qualquer lugar não é fácil, mas a gente vai construindo uma trajetória, virando referência em algumas coisas e abrindo portas e conexões com outras pessoas.”


Eu sempre desenhei desde moleque, eu tinha muito interesse por desenho animado – eu comprava Cavaleiros do Zodíaco e ficava copiando por cima o desenho dos bonequinhos, eu adorava fazer isso e virou um processo natural. Eu me sinto muito privilegiado em ganhar dinheiro e sustentar a minha vida fazendo o que eu faço, claro que não é nenhum luxo mas é muito prazeroso.


No final de 2016 eu tava aqui em São Paulo, tinha acabado de me mudar. Era um domingo, eu tava sem trampo, sem bosta nenhuma. E aí chegou um e-mail da Nike para mim, tudo em inglês. Dizia algo do tipo “somos da Nike, adoramos seu trabalho e gostaríamos de realizar um projeto envolvendo artistas latino-americanos e o seu nome foi citado. Você teria interesse de saber mais sobre o projeto?”. Eu fiquei em choque e eu respondi falando que estava muito interessado.
O nome do projeto era “Los Primeros” – o objetivo era contar um pouco da herança Latina do México, Chile e Brasil. E com isso eu fui pesquisar e buscar as nossas raízes, desde os imigrantes europeus, aos africanos que foram escravizados, ao contemporâneo que seria os jovens de hoje, a fauna e flora, e tudo mais. O briefing era bem aberto – basicamente falar dessas nossas raízes latino-americanas que temos.


“Eles me deram liberdade total, o que foi muito bom, mas ao mesmo tempo muito difícil. Eu fiquei bastante tempo pesquisando e bolando alguma coisa, foi um processo tranquilo, mas às vezes quando você é guiado, é mais fácil.”
Perdeu nossas edições passadas? Clique aqui
Se você tem alguma sugestão ou comentário fique à vontade para enviar um email para kickstory@kickstory.co